Biografia do Pr. Lucinho

Lúcio Barreto Jr., mais conhecido como Lucinho, nasceu em Belo Horizonte/MG no dia 25 de outubro de 1971. Filho de Miralda Godinho e Lúcio Barreto, conheceu Jesus aos 11 anos no período em que estava morando em Governador Valadares com a família. Sempre incentivado por seus pais a estudar e a ler muito, Lucinho se apaixonou pela Bíblia Sagrada. Desde criança pregava para suas irmãs mais novas – Lucíola e Betânia – dizendo que um dia seria pastor.

Seus primeiros anos no evangelho de Cristo foram importantes para que, junto com sua família, enfrentasse o falecimento da sua mãe quando ele tinha apenas 14 anos. E ainda a mudança do pai para os Estados Unidos para ajudar nas finanças da casa, a necessidade de cuidar das irmãs e as demais dificuldades vividas na adolescência.

Alguns anos depois, Lucinho também viajou aos EUA para trabalhar e estudar inglês, onde congregou na igreja do pastor Benny Hinn e ajudou no departamento da juventude de algumas comunidades. Retornou dos EUA em 1992 e morou em Ipatinga/MG e passou a participar da Igreja Batista Missionária, onde conheceu sua esposa, Patrícia Barreto. Apesar das dificuldades que todo casal enfrenta para realizar o sonho do casamento, Lucinho e Paty conseguiram se casar em julho de 1994 e se mudaram para Belo Horizonte/MG.

Formação

Motivado a auxiliar adolescentes e jovens pelo Brasil a conhecerem Jesus Cristo como senhor e salvador de suas vidas, Pr. Lucinho decidiu investir na sua formação teológica para cumprir seu chamado com mais excelência. Tornou-se Bacharel em Teologia Ministerial pelo Seminário Teológico Evangélico do Brasil (STEB) e concluiu o Mestrado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) em Londrina/PR. Pelo seu trabalho com a juventude, Lúcio Barreto Jr. foi condecorado com Diploma de Honra ao Mérito e reconhecido como Cidadão Honorário de Belo Horizonte (MG).

Família

Pai da Emily e do Davi, Pr. Lucinho, dedica sua vida para evangelizar, preparar e equipar jovens e igrejas para falar do amor de Jesus e a viver este amor com intensidade. Junto com sua família, realiza diversas viagens missionárias e ações sociais a fim de levar o amor de Deus – seja por meio do serviço, seja pela própria palavra divina. Já viajou para o Índia, Haiti, Jordânia e Nepal.

Ministério

Atualmente, Lúcio Barreto Júnior é pastor na Igreja Batista da Lagoinha e tem livros publicados pelo Pr. Lucinho. Os mais conhecidos são: “O Manual de sobrevivência para o jovem cristão”, “As 100 dicas para pregadores Loucos por Jesus” e a série de três volumes “Loucos por Jesus” em que conta o testemunho de inúmeros cristãos que foram perseguidos por causa do nome de Cristo. O sucesso e a grande repercussão desta série tem inspirado milhares a também viver um cristianismo acima da média.

“Pois assim o Senhor nos ordenou: Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até os confins da terra” (Atos 47:13). Foi motivado por esse versículo que Lúcio (do latim Lucius que significa luz) decidiu assumir seu ministério com jovens e a incentivar os jovens a serem loucos por Jesus.

 

Veja também:
Imprensa: fotos em alta resolução do Pr. Lucinho Barreto
Missões