4 dicas para o líder de juventude usar o discipulado saudável

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O líder de juventude (adolescentes e jovens) deve saber que o seu trabalho não é isolado do restante da igreja, por isso é importante entender o conceito do “rio do discipulado saudável”.

Eu e a minha equipe elaboramos um gráfico que sintetiza o pensamento estrutural do nosso curso “Estratégias para Discipular Adolescentes de Jovens”. O objetivo é deixar bem claro que o ministério é como um rio, o que você joga na nascente, vai para o “mar”.

Informação visual

É muito comum aqui no Brasil a frase: – Entendeu ou quer que desenhe? Apesar de geralmente ser em tom de brincadeira, sabemos que os gráficos são ferramentas poderosas para melhorar a didática.

O que você vai ver nesse gráfico é basicamente o que falo em uma das aulas do curso: a reação em cadeia que começa nas crianças e termina nas famílias ajustadas. Isso eu chamo de “rio do discipulado saudável.”

Infográfico para líder de Juventude: Rio dos Discipulado Saudável - Pr. Lucinho Barreto

Baixe o infográfico completo gratuitamente em PDF clicando aqui.

As dicas

Precisamos discipular essa geração pois não podemos exigir que alguém se torne aquilo que não ensinamos a ser. Cristo fez de nós exemplos para passarmos esse modelo adiante e estes influenciarão a outros, e assim segue o rio do discipulado até a entrega de adultos e famílias saudáveis para a igreja.

1 – Separar por idade

  • Infantil até 8 anos de idade;
  • Juniores até 12 anos de idade;
  • Adolescentes até 17 ou 18 anos de idade;
  • Jovens até casar ou até 30 anos;
  • Jovens adultos ainda solteiros.

Desde a minha infância as igreja já fazem isso, mas nem todas têm o cuidado de verificar aqueles que têm dificuldades de transicionar.

2 – O Líder de Juventude deve ficar atento

  • Cuidado com a síndrome de Peter Pan. Alguns não querer mudar de fase e ficam entre os adolescentes indefinidamente. É papel do líder trabalhar isso nos liderados.
  • Cuidado com a “meninização”. É muito comum jovens que não querem passar para a vida adulta e assumir responsabilidades. Querem viver às custas dos pais eternamente. Ensine valores bíblicos para acabar com esse pensamento.

3 – O Líder de Juventude deve ajudar na transição

  • O Líder de juventude não pode ser uma represa. Coloque o capacete, vista o colete salva-vidas, entregue os remos e deixe os seus adolescentes descerem a correnteza para a juventude.
  • Dica: adolescentes gostam de andar com os jovens. Na época certa, coloque-os nas atividades dos jovens, nas células e etc.
  • Crie pontes: é papel do líder criar pontes para que os adolescentes fiquem no lugar certo, na posição certa.
  • O grupo que está a frente precisa ter empatia para que os que estão sendo inseridos se sintam acolhidos
  • Cuidado para não queimar etapas dos adolescentes e jovens. Devemos colocá-los em situações corretas nos momentos certos. Isso se chama “timing”. Se você colocar um jovem talento para pregar no culto principal sem que ele esteja preparado, você pode estar queimando um grande potencial. Lugar certo na hora certa.

4 – O Líder de Juventude alimenta o fluxo para o mar: famílias ajustadas

Alguns líderes acham que trabalhar com juventude é apenas entretê-los para que eles permaneçam na igreja ou ensina-los para que eles permaneçam crentes. Tenha em mente que o seu ministério com juventude é muito mais amplo do que isso. O futuro das famílias da sua região passa pelo seu culto: prepare jovens que saibam conversar com a sociedade secular, pessoas habilitadas para a vida moderna, a vida adulta.

Bons/boas profissionais, maridos/esposas fiéis, pais/mães compromissado(a)s e ainda sacerdotes.

O ciclo do discipulado saudável recomeça

Eu já me frustrei muito com jovens de grande potencial que falharam na vida, mas tenho a consciência tranquila de que fiz o meu melhor.

Mas ainda hoje recebo para conversar grandes homens e mulheres de Deus que relatam o quanto foi importante para o futuro deles, o processo de discipulado saudável que fiz, anos atrás, no culto de adolescentes.

Eu glorifico a Deus e oro para que o seu ministério seja cheio de histórias como estas.

Baixe o infográfico completo gratuitamente em PDF clicando aqui.


Leia também: Estratégias para transformar adolescentes e jovens em discípulos verdadeiros de Jesus

***

E-book grátis pr Lucinho Barreto

10 Comentários


  1. Muito Obrigado Pr Lucinho estava precisando desse infográfico para poder trabalhar um pouco mais com meus filhos, e ate eu mesmo né! (mineirismo)
    Que Deus continue usando o Sr para ganhar o Máximo de almas pra ele e enfraquecer esse mundo corrompido!!
    tenha uma semana abençoada e #tamojunto!

    Responder

    1. Otimo esta nos ajudando muito Que venhamoss continuar este lindo é abençoado legado em nome de jesus .

      Responder



  2. Glória a Jesus por sua vida, coração e ministério, Pr. Lucinho. Continue nos inspirando a sermos ainda + Loucos Por Ele!

    Vc é extraordinário!

    Responder

  3. Conteúdo de excelência, esclarecedor, infelizmente não temos hoje em alguns ministério uma preparação adequada pra liderança de jovens e adolescente, pega o pessoal disponível coloca no ministério pra vê no que vai dá.
    Louvado seja Deus por sua vida que tem repassado suas experiências e seu conhecimento.
    Deus continue te abençoando pastor Lucinho

    Responder

  4. Glória a Deus muito bom mesmo!!! Que Deus continue o abençoando e guiando para nos ajudar!!!

    Responder

  5. Realmente incrível tenho estudado todos os conteúdos gratuitos e o Senhor tem me dado ousadia e capacitado, só posso dizer Obrigada Pr Lucinho por nós ensinar a discipular. Você tornou minha vida mais leve, cada ensinamento, cada palavra, video tudo. Grata por ti eternamente.

    Responder

  6. PR.Lucinho, obrigada por ser um instrumento nas mãos do nosso Deus, amamos sua vida, sua seu coração e a visão que o Senhor te deu, amamos seu ministério e sua família linda.
    Seria incrível se pudéssemos ter um grupo de Whatsapp onde o senhor pudesse uma vez por semana quem sabe, enviar uma dica , um desafio, sei lá, algo do tipo, para ajudar a líderança de pequenas igrejas e até mesmo de igrejas grandes. Pensa com carinho aii por favor!!!

    Responder

  7. Tive a oportunidade de me formar nesse curso, que foi um divisor de águas em minha vida e tbm em meu ministério como Líder de Jovens a 3 anos.
    Aprendemos que nunca sabemos de mais, quanto mais achamos que sabemos, menos sabemos.
    Faça você também esse curso, pois vai abrir muito mais sua visão ministerial e como pessoa também.

    Deus abençoe Pr Lucinho e toda sua família e equipe.

    Abraços : Junior

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *