Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O caráter está ligado a nossa essência, é ele que comanda nossas ações e reações mais profundas.
A índole de uma pessoa é a soma das suas particularidades refletidas em seu modo de agir.
Disse o que é caráter de duas maneiras diferentes para que você, que já é um líder de juventude ou aspirante a ser um, possa entender a real importância de ter um caráter totalmente ensinável e moldado pelo Espírito Santo.
Aqui vou lhe contar como o caráter de um líder de jovens é muito mais importante do que ter talento para tal.
Fique comigo.
Seu caráter é mais importante que sua reputação
Já vi muitos líderes preocupados com sua reputação e se esquecendo de cuidar do seu caráter e, isso foi uma decisão que custou muito caro para vários deles.
A reputação é o que os outros pensam a seu respeito e o caráter diz de quem você é na sua essência, ou seja, como você se comporta quando não há ninguém por perto.
Ter uma caráter pautado e alinhado aos princípios de Deus é a melhor escolha que um líder pode fazer em sua vida e que o levará a um crescimento saudável do seu ministério com a juventude.
Tente responder a essa pergunta: – quando um líder comete um erro, quais são as proporções que um mau comportamento pode ter em meio a seus liderados?
Seguindo esse raciocínio é importante levar em consideração que todo líder tem uma posição de destaque, porque ele é ouvido, seguido e muitas vezes inspira pessoas.
Quando um líder se preocupa mais com suas atitudes exteriores do que com a motivação do seu coração, uma hora ou outra a verdade sobre quem ele é virá à tona e, as consequências de suas ações, podem arrasar um ministério inteiro.
Geralmente as pessoas não conseguem separar as atitudes do líder como ser humano falho, da imagem da instituição igreja. Quando ele erra, pensam que a igreja não presta e acabam se desviando. Sabemos que homens podem falhar, mas a igreja permanecerá.
Por que ter um bom caráter é importante para um líder?
Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.
1 Timóteo 3:7
Porque cuidar do seu caráter é cuidar do corpo de Cristo. É zelar para que a comunicação entre o Senhor e seus liderados seja limpa e livre de influências ruins.
Um líder precisa tomar decisões que sejam assertivas, prudentes, eficientes e pautadas em amor o tempo todo e só com um caráter digno é possível ter a sabedoria e a força necessária para liderar.
Aprendi que líderes excelentes vivem genuinamente aquilo que pregam e seu comportamento reflete o que sua boca diz.
Por essa razão, resolvi listar sete traços que não podem faltar na natureza de um líder da juventude. Confira:
1 – Sirva com alegria
Essa é uma premissa do céu, é melhor dar do que receber. Um líder por dedicação sabe que liderar pelo exemplo é a melhor maneira de ensinar o que os jovens precisam aprender.
Cientificamente é comprovado que nós seres humanos somos bons imitadores. A cultura atual diz que somos a média das cinco pessoas com as quais nos relacionamos diretamente. Pense no valor que você pode gerar para seus liderados somente os servindo com amor.
2 – Sirva de suporte
Quando Paulo diz na carta aos Colossenses 3:13 para “suportar uns aos outros”, ele dizia para ser o apoio que o outro precisa.
Um objeto de suporte não escolhe o que vai suportar, ele só sustenta.
Geralmente quando as pessoas precisam de mais apoio na vida é quando todos lhe viram as costas, porque não é uma tarefa fácil servir de amparo para o outro.
Mas um líder chega quando todos vão embora, porque ele expressa o caráter de Cristo, que fica conosco, quando ninguém mais quer ficar.
Corrija seus liderados e não os condene, pois seu papel como cidadão do céu é causar arrependimento e não ser instrumento de justiça. Esse papel é do Espírito Santo.
3 – Seja um bom ouvinte
Muitos líderes, principalmente da juventude, acham que é preciso “dar lição de moral” sempre, mas uma característica marcante do bom líder é saber quando sua ovelha precisa mais dos seus ouvidos do que da sua fala.
Em muitos casos a cura, a calma, a alegria e conserto que o outro precisa é ser ouvido. Pode ser que ali, ele se ouça e, sozinho, encontre a solução para suas indagações ou dilemas.
Estar sensível para detectar necessidades também faz parte de um caráter notável.
4 – Seja moralmente constante
Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.
1 Timóteo 3:9
Sabe o que isso quer dizer? Ser equilibrado ao ponto de inspirar os outros a serem como você.
Lembra quando Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”? É isso! É fazer com que os jovens do seu ministério enxerguem Jesus em suas atitudes.
5 – Seja inspirador
Todas as pessoas que tiveram um encontro com Jesus foram levadas a uma mudança de vida com o destino ao Reino de Deus.
Seja você o instrumento capaz de levar as multidões para a Salvação.
Lembra quando Pedro, no livro de Atos dos Apóstolos depois de receber o Espírito Santo, inspirou três mil almas a se converterem a Jesus? Que cena mais linda, não é mesmo.
Para ter este traço em seu caráter é muito importante que você busque pelas direções do Espírito incessantemente. Só Ele pode convencer aos jovens ao seu redor a se renderem a Cristo e serem transformados por Jesus.
6 – Seja transparente
Ser confiável é um traço de personalidade muito valorizado. Não traia a confiança de ninguém que tenha escolhido você para compartilhar alguma dificuldade dela.
Judas traiu Jesus e foi ele quem mais sofreu com a dor dessa traição. Não se permita ser desleal com o outro, pois é um mal muito difícil de ser reparado.
7 – Seja totalmente dependente de Deus e se alimente incessantemente da Sua Palavra
Infelizmente fomos atingidos pelos males do pecado e a única maneira de minimizar o danos e corrigir nossas falhas de caráter é sermos alinhados à Palavra de Deus.
Ele é o Criador que pode consertar sua criação e um caráter sarado só pode vir d’Ele.
Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais o nosso caráter se tornará a imagem e semelhança do Salvador.
Mantenha seu caráter a qualquer custo
Jesus já sabe das suas habilidades e fraquezas, não há nada que possa ser escondido.
Um líder da juventude precisa pedir ao Senhor em todo o tempo para alinhar seu caráter ao d’Ele. Somente dessa maneira, você conseguirá desenvolver um bom trabalho com os jovens da sua igreja.
Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.
1 Timóteo 3:13
Link permanente
Bom dia!! Pr Lucinho Muito top esse artigo gostei e levei para minha juventude, e em especial para minha liderança que trabalha com Jovens!!